quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atropelada por Chronos


O Deus grego primordial Chronos surgiu de si mesmo, e se unindo à sua companheira (que também deve ter surgido de si mesma) Ananke (a inevitabilidade), criou o universo.
Engraçadinhamente, originalmente Chronos e Cronos são duas entidades diferentes: Chronos seria um deus e Cronos seria “apenas” um titã. O Deus teria 3 cabeças e seria realmente o tempo cronológico, já o Titã seria uma entidade que devorava seus filhos.
Se pensarmos que o tempo engole seus filhos, Chronos e Cronos podem ser a mesma coisa, certo? Então para mim, o tempo é um titã*.
Como esse blog é de umabióloga que se propõe a escrever coisas sobre a vida de umabióloga e tenho que fazer essa história fazer sentido, vamos ao que interessa:

Desde que eu me mudei para rio claro para iniciar meu mestrado estou com a mesma sensação: Atropelada por Chronos.
Hoje, mais do que nunca eu admiro a minha mãe. Ela cuidou bem demais de mim e de toda a família desde sempre, além de trabalhar 8 horas por dia. Como ela consegue?
Estou aqui em rio claro desde março e ainda não consegui estabelecer uma rotina de cuidados com a casa, comida, limpeza, mestrado, disciplinas, lazer, saúde. Simplesmente sinto que o dia acaba e eu não “tiquei” as tarefas que eu gostaria de ter “ticado”. Pilhas imaginárias de coisas, que juntamente com pilhas de roupa suja, se acumulam e me deixam completamente impotente.
Quando estou toda feliz achando que estou manjando de certo tema, olho para meu email e vejo novos artigos do mês, me dizendo, não, você não está completamente atualizada garotinha!
Quando avanço um pouquinho mais na ecologia de paisagens, vem uma dúvida completamente tosca que me trava no programa de computador. Não garotinha, não é hoje que você vai avançar o quanto gostaria.
Lógico, to curtindo essa nova fase, tive inclusive sorte de estar numa casa legal com pessoas legais e que sabem fazer arroz e feijão, mas tenho que confessar que não estou me saindo nada bem. Se alguém tiver dicas simples de como ser uma pós-graduanda e dona de casa nota 10, aceito!


*conhecedores de mitologia que me perdoem. E se quiserem me explicar melhor essa história, to aceitando, pois Wikipédia nunca deve ser suficiente!

3 comentários:

  1. Ótima analogia, Rê!
    E eu tenho uma dica pra vc: "Não se cobre tanto!".
    Tá, eu também não sigo essa dica...hehhehe. Mas só de ser uma das minhas metas, já têm me deixado mais tranquila e feliz.
    Se vc precisa se programar para o dia, semana ou mês, faça isso! Mas não se frustre tanto quando não conseguir "ticar" tudo o que foi programado.
    Você pode aproveitar o fato de não conseguir cumprir tudo o que programou pra aprender a se programar melhor pro futuro. E ainda, pra aceitar que, como nem sempre tudo sai como esperado (aparecem dúvidas, novas necessidades, urgências, atrasos de outros, etc.), algumas coisas podem não conseguir serem cumpridas no prazo ou da forma que você gostaria.
    Fique tranquila. Não se sobrecarregue. Diga não quando precisar. Siga em frente!
    E quando Chronos te atropelar, coma os filhos dele e sorria!

    ResponderExcluir
  2. Para ir vencendo os afazeres e não se frustrar, divida-os em etapas. Não pense em afazeres inteiros; concentre-se em uma etapa de cada vez e terá a sensação (justa!) de estar progredindo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Divulgação Científica é preciso

Oi pessoal, Como está essa correria?  Esses dias saiu um post muito bom sobre como e por que escrever um press release no  Sobr...