terça-feira, 16 de abril de 2013

Referências Bibliográficas borá lá


Está chegando o fim do semestre e você está aí, super preocupado com o relatório final da sua iniciação científica, tcc, paper, trabalhos??

Você tem que enviar seu projeto PIBIC/FAPESP o mais rápido possível?

Você está de saco cheio de colocar referência por referência nas normas ABNT ou outras??

Quanto mais você olha para as referências bibliográficas, mais erros você encontra?

Calma, vai dar certo!

Esse post é uma dica simples principalmente para a galera da graduação, que não tem contato com certos macetes.
Resolvi escrever ele depois de ter trocado idéias com alguns graduandos que não conheciam os geradores automáticos de referências bibliográficas.

Apresento a vocês as ferramentas: Mendeley, Endnote e Rexlab!

Começando da mais simples, o  Rexlab é um mecanismo online para referências bibliográficas da UFSC. O Rexlab é das antigas, descobri ele em 2007, um cheat na disciplina de Pesquisa Bibliográfica rsrs! É só você ir inserindo as “partes” da sua referência que ele ajeita como você desejar. Para quem está desesperado ele pode ser uma saída mais rápida, pois não tem segredo. É tudo em português, você clica lá e diz se é livro, paper, monografia, site, ou qualquer coisa “citável”


Uma outra pedida é o Mendeley, que é free, leve e funciona. Para usá-lo, é só baixar e se cadastrar. Aí você adiciona (de preferência) todos os pdfs relevantes do seu computador no programa. O programa vai identificar (às vezes bem, às vezes mal) as informações dos seus pdfs (Autor, ano de publicação, páginas, revista) e você vai conferindo com o tempo/necessidade se está tudo ok. O Mendeley faz interface com o Word na aba referências. Depois de instalado o plugin do mendeley para Word, é só ir inserindo as referências no formato que necessitar (desde normas da Nature até ABNT rs!). Caso você não encontre o formato desejado, é só baixar (muito rápido!) ou mesmo programar um formato novo.
O legal do Mendeley também é que se você encontrar algum bug nele ou tiver qualquer dúvida, é só escrever que eles respondem super rápido!


A última pedida é o Endnote , que é excelente, porém pago. É no estilo do Mendeley. Para quem usa o PC da universidade, o endnote pode ser uma boa pedida, já que você entra como sendo “UNESP” ou a Instituição que for, se a mesma estiver cadastrada no Endnoteweb.


Tanto o Endnote quanto o Mendeley estão em Inglês, então não adianta fugir do inglês.. uma hora ou outra o cientista aspirante terá de aprender ou sucumbirá rsrsrs.. a menos que tenha grana suficiente para pagar traduções e revisões =D

Outra coisa, não fique postergando muito organizar seus pdfs e suas referências.. isso pode atrasar em muito sua vida e suas publicações..  falo por experiência própria rsrs.. Um paper meu voltou duas vezes por conta de Referências erradas.. shame on me! Então aprenda com o erro dos outros, é bem mais fácil!

Agora o último recurso para referências feitas na mão na última hora é o Google Acadêmico, que tem um gerenciador de bibliografias! Quando você acha um artigo no Google Acadêmico, clique em citar (veja a figura abaixo), e pegue a citação pronta. Talvez você tenha que modificar ela conforme as regras da revista ou faculdade (no caso de TCCS, ABNT), mas já facilita bastante!


Bom, é isso, espero ter ajudado e estimulado as pessoas a trabalhar com os geradores, porque fazer referência na mão, ninguém merece!